Com o propósito de inserção social e fortalecimento da autoestima, o Projeto Oficina do Futuro oferece para crianças e adolescentes oportunidades educativas, mediante atividades sócio-culturais e de expressão artística.
Reconhecida como Entidade de Utilidade Pública através da Lei nº 2.828 de 18/05/2012 (publicada no Diário Oficial de Santos de 19/05/2012).
Classificada e reconhecida como Pontinho de Cultura na cidade de Santos pelo Ministério da Cultura (publicada no Diário Oficial da União de 23/12/2010).
Homenageada na VII Semana de Valorização da Vida, com certificado outorgado pelo CVV – Centro de Valorização da Vida, em 20/10/2010.
Convênio firmado com a UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista.
Em julho de 2002, uma equipe de voluntários, sem vínculos religiosos e políticos, iniciou a doação de seu conhecimento em artes e educação, atendendo, uma vez por semana, aproximadamente 75 crianças.
Em 2005, foi fundado o Projeto Oficina do Futuro, para dar suporte e base às atividades, passando a atender 40 crianças em dois períodos (20 cada), no contra-turno escolar, de segunda a sexta-feira, em espaço cedido por 3 famílias de voluntários.
Em 15 de março de 2008 o projeto sofreu uma reformulação, com a perda deste espaço, sendo então fundada, pelos voluntários em atividade, a Associação TAVMA – Projeto Oficina do Futuro.
Neste ano o Projeto Oficina do Futuro contou com a parceria da Prefeitura de Santos que ofertou um espaço no mezanino do Mercado Municipal para as atividades dos voluntários.
Entre os anos de 2012 a 2015, o Projeto Oficina do Futuro teve como parceiro a Fundação Settaport que assumiu o aluguel de um espaço na região, para que as oficinas tivessem sua continuidade operacional.
Em 2016, o Sindicato de Conferentes de Carga, Descarga e Capatazia do Porto de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e São Sebastião entendendo que o trabalho desenvolvido é de extrema relevância para as crianças da região e a ética do voluntariado envolvido, disponibilizou o espaço situado à Rua João Pessoa, 302, Bairro Paquetá – Santos, onde atualmente desenvolvem-se com excelência as oficinas de arte, educação e cultura.
Objetivos:
Desenvolver as habilidades, os valores e as atitudes éticas, de forma que as crianças e adolescentes possam vivenciar um processo participativo na construção de uma sociedade mais justa.
A conquista da cidadania plena deve ser baseada na valorização da educação e na crença de que o futuro da sociedade depende de todos e de cada um de nós.
Princípios educativos:
Estabelecer relações de respeito consigo, com o outro, com o ambiente e a natureza, assim como desenvolver habilidades nas respostas aos desafios.
Os eixos referenciais do projeto são:
- Solidariedade
- Respeito
- Responsabilidade
Os valores adotados para gerir, planejar e estruturar o projeto educacional são:
- Organização
- Gentileza
- Generosidade
- Determinação
- Cooperação
Beneficiários diretos:
- 40 jovens entre crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos.
Beneficiários indiretos:
- Famílias dos jovens
- Sociedade
- Voluntários
- Parceiros